-
Arquitetos: Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez
- Área: 16000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Stefan Tuchila, Sergio Grazia, Vincent Boutin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo complexo de escritórios da IBM está localizado em Pompignane, parte dos subúrbios internos de Montpellier, França. O terreno, adquirido em 2004 e 2007 pela Covivio Company, abriga cerca de dez edifícios de escritórios espalhados por esta paisagem mediterrânea de 28 hectares. A antiga Foncière des Régions Company reconstruiu esta vasta propriedade em uma mistura sensível de natureza e arquitetura, com o objetivo de atrair novas empresas de tecnologia e promover o próprio “Vale do Silício” de Montpellier.
A BGA foi contratada para construir um novo campus de escritórios para Orange e redesenhar a antiga cafeteria compartilhada entre empresas construída em 1983 pelo arquiteto e designer Marc Held. A sua arquitetura, muito inspirada nas vilas galo-romanas, organiza-se em torno de dois pátios interiores, sendo o principal rodeado por um pórtico de colunas de madeira e cercado por muros constituídos por camadas alternadas de blocos de pedra e paralelepípedos.
A intervenção da BGA envolveu duas vertentes principais: em primeiro lugar, a reabilitação do belíssimo patrimônio do local, caixilhos salientes, coberturas em telha romana, paredes periféricas mistas, colunas, esquadrias de madeira, chão pavimentado com arenito, concreto cru para a estrutura interior original, com tudo isso sendo preservado e restaurado. Amplas aberturas também foram inseridas na parede periférica para conectar ainda mais a edificação com a magnífica paisagem do campus circundante. Uma cavidade escavada em parte do pátio central também traz luz para o térreo.
Além disso, a demolição das antigas cozinhas, feitas de blocos de concreto aparente, permitiu a ampliação do programa. O novo volume, que repete o sistema de pátios, abriga um centro de negócios, um anfiteatro, uma área de coworking, escritórios para startups locais e áreas fitness. Uma ágora, área linear ensolarada, serve como elo entre o edifício existente e o novo, unindo os vários programas.
Este novo programa coroado por uma série de teatros ao ar livre e terraços ajardinados abre-se para a paisagem mais ampla e é ligado por diversas rampas. As noites festivas nos espaços ao ar livre são perfumadas pelas fragrâncias de lavanda, figueira, jasmim e pinheiros liberadas pelo sol escaldante da tarde.